dicas frame.png

Olá a todos! O post de hoje é sobre os livros que eu recomendo para quem tem vontade de começar a ler livros em inglês.

Eu não lia livros nenhuns até há cerca de 4 anos atrás, e quando comecei li um ou dois em Português, e a partir daí comecei logo a ler em inglês. Isto foi possível porque eu já tinha um nível alto de inglês, sendo que eu conseguiria pegar em qualquer livro e ler sem muita dificuldade.

Tendo isto em conta, os livros que escolhi para recomendar neste post são livros que eu considero fáceis para principiantes, porque o inglês em que estão escritos é simples, e também porque o enredo da história é fácil de acompanhar. Penso que qualquer pessoa que saiba inglês de nível inicial consegue ler estes livros, e ao lê-los vão sempre melhorando o vosso inglês, que é o mais importante!

Dicas

  • Leiam livros em Inglês que já leram em Português, ou cuja história já conhecem – mesmo que não percebam todas as palavras, conseguem deduzir o que significam porque já sabem o que acontece
  • Se estiverem receosos ou com falta de motivação para ler livros em inglês lembrem-se de que uma tradução nunca transmite a 100% o texto original – ler livros do John Green em tradução não é o mesmo que lê-los na língua em que foram escritos
  • Se já tiverem lido livros traduzidos, pegar num livro de um autor que conheçam e tenham gostado pode ajudar. Por exemplo, se tiverem lido o Eleanor & Park da Rainbow Rowell em Português, experimentem pegar noutro livro dela, mas em inglês.
  • Os livros mais fáceis para ler em qualquer língua estrangeira quando estamos a aprender são livros infantis, portanto peguem no vosso conto preferido na língua em questão e vão ver como é fácil entender tudo – e ainda expandir o vocabulário, sem dar por isso
  • O pior que podem fazer é procurar constantemente palavras que não entendem no dicionário, tentem sempre inferir o significado das palavras no contexto do parágrafo. Se interromperem muitas vezes a leitura por não entenderem uma palavra, vão acabar por desistir do livro.
    Além disso, vocês provavelmente vão ler essa palavra dezenas de vezes ao longo do livro, e noutros livros, e vão acabar por perceber sozinhos o que quer dizer!
    Não vos proíbo de consultar o dicionário, obviamente, mas tentem fazê-lo apenas quando não conseguirem perceber o que se está a passar na narrativa.
    Ah! E quando consultarem o significado, POR FAVOR não vão ao dicionário bilingue, leiam a definição da palavra inglesa em inglês, e tentem traduzir vocês por uma palavra em português. Só depois disto é que devem ver qual é a tradução, para confirmar se a vossa dedução estava correcta.
  • Se não quiserem comprar um livro correndo o risco de depois não serem capazes de o ler, experimentem ler uma ou duas páginas na livraria, ou leiam a amostra disponível nas lojas de ebooks (Amazon, iBooks store, etc). Se conseguirem entender o que leram nesse excerto, em princípio conseguem ler o resto!
  • Se estiverem com vontade de desistir, pensem que os livros em inglês custam metade do preço dos livros traduzidos, se não custarem menos! Acreditem, compensa muito conseguir ler em inglês hahaha

Recomendações

Contemporâneos e Romance:

Fantasia (séries infantis):

São estas as minhas dicas e recomendações. Espero que este post vos seja útil, e desejo-vos muita sorte nesta jornada!

Vêmo-nos no próximo post ♡


Nota: se comprarem algum livro através dos links neste post, eu ganho uma pequena comissão que ajuda à criação de mais conteúdo, sem qualquer custo adicional para vocês.

Related Post

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,